domingo, 30 de janeiro de 2011

Mais Origami

História do Origami
(dobragem de papel)
Os chineses inventaram o papel e descobriram como dobrá-lo, contudo a dobragem de papel, nasceu no Japão, na idade Média. A dobragem de papel era algo bastante formal, de origem folclórica religiosa, cujo objectivo era limitado às funções cerimoniosas, a partir daí, desenvolveu-se um tipo de dobragem mais conhecido por todos nós, a que é feita como diversão. Como fazer pássaros, flores e animais a partir de papel dobrado foi passado de geração em geração pelas mulheres do Japão até chegar aos dias de hoje.
Actualmente, a dobragem, baptizada com o nome japonês Origami, pode ser executada por qualquer pessoa. A dobragem cresceu: nas últimas décadas, formou-se um movimento internacional do Origami e cresceu entre pessoas de todas as idades e nos mais variados sectores de actividades. Todos se divertem. Cada dia que passa, são descobertas novas técnicas e formas mais complexas de se dobrar papel, mantendo contudo a máxima de que o resultado é sempre obtido a partir da simples dobragem do papel sem cola, cortes, grampos, ou qualquer outro tipo de ajuda. .
O que é Origami

Origami (significado etimológico: "dobra (Ori ) e papel "(Kami). Quando pronunciadas juntas o k é substituído pelo som do "g".) é a arte de dobrar papel sem o auxílio de tesoura ou cola (Origami puro). Não existe tamanho, formato ou tipo de folha específica para fazer uma peça de Origami. Com uma folha de papel é possível fazer: objectos geométricos, fauna, flora, enfeites, cartões e composições (Origami modular onde várias folhas são usadas para criar formas mais complexas).
É uma arte apaixonante que atrai crianças, adultos e idosos. O interessante é que de uma folha de papel é possível fazer coisas magníficas, que as vezes demoram horas para serem feitas e que leva segundos para serem destruídas.

Origami e Matemática
Todos nós já dobrámos uma folha de papel, no entanto são poucos os que dobram intencionalmente com o intuito de estudar ideias matemáticas implícitas. A dobragem de papel é uma actividade que é tanto recreativa como educacional. Recorrendo a materiais simples, como papel A4, revistas, papel de embrulho, papel de lustro podemos de uma forma divertida aprender Matemática.
A arte de dobrar papel ajuda os alunos a aprender e a comunicar Matemática. É fácil de aprender e simples de usar.
As actividades geométricas são um excelente meio para desenvolver a comunicação matemática. Por exemplo quando um aluno tem que descrever a figura que obteve, após concretizar determinadas dobras, para que o colega a possa construir, também está a fazer uso desta capacidade.
Dobrando e desdobrando podemos observar por meio dos vincos formados rectas, ângulos, simetrias e figuras geométricas. Podemos reconhecer e analisar propriedades de figuras  geométricas, utilizar a visualização e o raciocínio espacial. Explorar os conceitos de tamanho, forma e medida, incentivar a escrita matemática e motivar os alunos para a disciplina.
As dobragens praticadas em grupo permitem o debate de ideias, o esclarecimento de conceitos e o desenvolvimento de estratégias individuais e colectivas. São estas actividades de aprendizagem que rentabilizam a autonomia e a responsabilização do aluno. Além disso, permitem o desenvolvimento da criatividade, da concentração e persistência, capacidades fundamentais para se ser matematicamente  competente.

 Recolhido por Miquelina Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário