quinta-feira, 24 de março de 2011

Itália - pesquisa efectuada por Raquel Fontes

Natal - As tradições de Natal variam consoante as regiões. Assim, as crianças italianas recebem os presentes em dias diferentes. No norte da Itália é o Pai Natal, Baboo Natale, ou o menino Jesus, Gesú Bambino, que trazem os presentes no dia 25 de Dezembro. Noutras zonas, só são dados a 13 de Dezembro, dia de Santa Lúcia.
Em Roma, uma bruxa muito velha, mas simpática, voa, montada numa vassoura e deixa cair os presentes pelas chaminés.

Máscaras do carnaval de Veneza


As máscaras venezianas são maravilhosas e conhecidas em todo o mundo.
As máscaras tem origem bastante antiga e  o seu uso é permitido durante todo o carnaval excepto nas festas religiosas.


Dia da mãe Em Itália celebra-se a data no segundo domingo de maio.

Dia do pai - homenageia os pais todo dia 19 de Março, dia de São José, tal como em Portugal.

2 de Junho: Festa da República: data em que os  italianos recordam o referendum (pedir a opinião do povo sobre determinado assunto) institucional de 2 e 3 de Junho de 1946, o qual deu origem à República Italiana e pôs fim à monarquia, ou seja, o rei deixou de  mandar no povo.

Páscoa
Em muitas regiões da Itália, a Sexta-feira Santa (que não é feriado)  e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou estátuas de Cristo crucificado.
A culinária italiana que convida a preparar um suculento almoço à base dos clássicos da Páscoa; ou seja, carneiro e ovos decorados. No almoço de Páscoa, encontraremos, então, ovos em aperitivos, em tortas salgadas, como a “Torta Pasqualina”, em salgadas e doces. Pratos à base de carne de carneiro, de mil maneiras… na brasa, no forno, frito…
Em Roma, o prato típico é o “abbacchio” que seria o cabrito.


Dia da pizza - O Dia da Pizza é comemorado desde 1985. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

Sem comentários:

Enviar um comentário