quinta-feira, 24 de março de 2011

Itália - pesquisa efectuada por Raquel Fontes

Natal - As tradições de Natal variam consoante as regiões. Assim, as crianças italianas recebem os presentes em dias diferentes. No norte da Itália é o Pai Natal, Baboo Natale, ou o menino Jesus, Gesú Bambino, que trazem os presentes no dia 25 de Dezembro. Noutras zonas, só são dados a 13 de Dezembro, dia de Santa Lúcia.
Em Roma, uma bruxa muito velha, mas simpática, voa, montada numa vassoura e deixa cair os presentes pelas chaminés.

Máscaras do carnaval de Veneza


As máscaras venezianas são maravilhosas e conhecidas em todo o mundo.
As máscaras tem origem bastante antiga e  o seu uso é permitido durante todo o carnaval excepto nas festas religiosas.


Dia da mãe Em Itália celebra-se a data no segundo domingo de maio.

Dia do pai - homenageia os pais todo dia 19 de Março, dia de São José, tal como em Portugal.

2 de Junho: Festa da República: data em que os  italianos recordam o referendum (pedir a opinião do povo sobre determinado assunto) institucional de 2 e 3 de Junho de 1946, o qual deu origem à República Italiana e pôs fim à monarquia, ou seja, o rei deixou de  mandar no povo.

Páscoa
Em muitas regiões da Itália, a Sexta-feira Santa (que não é feriado)  e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou estátuas de Cristo crucificado.
A culinária italiana que convida a preparar um suculento almoço à base dos clássicos da Páscoa; ou seja, carneiro e ovos decorados. No almoço de Páscoa, encontraremos, então, ovos em aperitivos, em tortas salgadas, como a “Torta Pasqualina”, em salgadas e doces. Pratos à base de carne de carneiro, de mil maneiras… na brasa, no forno, frito…
Em Roma, o prato típico é o “abbacchio” que seria o cabrito.


Dia da pizza - O Dia da Pizza é comemorado desde 1985. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

Angola por Inês Calmeiro

História:
Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena.
 Angola foi uma antiga colónia de Portugal, com o início da colonização no século XV, e permaneceu como colónia portuguesa até à independência em 1975.
A sua capital é Luanda e também a maior cidade.
A economia de Angola caracterizava-se, até à década de 1970, por ser predominantemente agrícola, sendo o café sua principal cultura. Seguiam-se-lhe cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim. Entre as culturas comerciais, destacavam-se o algodão, o tabaco e a borracha. A produção de batata, arroz, cacau e banana era relativamente importante. Os maiores rebanhos eram de gado bovino, caprino e suíno. Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro.
A história de Angola encontra-se documentada do ponto de vista arqueológico desde o Paleolítico. Este país da África Austral foi uma colónia portuguesa até 11 de Novembro de 1975, quando acedeu à independência na sequência duma guerra de libertação.
Os portugueses, sob o comando de Diogo Cão, no reinado de D. João II, chegam ao Zaire em 1484. É a partir daqui que se iniciará a conquista pelos portugueses desta região de África, incluindo Angola.

A Chegada dos Portugueses
   Ilustração da rainha Nzinga em negociações de Paz com o governador português em Luanda em 1657.

Culinária: O prato típico de Angola é o funge, uma espécie de polenta cremosa feita com farinha de mandioca ou de milho. O acompanhamento pode ter: a quisaca (folhas do pé de mandioca maceradas, cozidas e temperadas); o peixe fresco ensopado; o peixe seco cozido ou assado; a galinha cabidela (ao molho pardo); a muamba (prato à base de galinha, amendoim, quiabos e outros temperos); ou o feijão preparado no óleo de palma (tipo de azeite de dendê), entre outros.
O clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das chuvas, de Outubro a Abril e a seca, conhecida por Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca, como o nome indica, e com temperaturas mais baixas.
Os habitantes de Angola são de diferentes raças e etnias, tais como: Bantus, Ovimbundu, Mbundu, Bakongo, Mulatos, em Angola chamados mestiços, Caucasianos e outros.
 O português é a única língua oficial de Angola. Para além de numerosos dialectos, Angola possui várias línguas nacionais. A língua com mais falantes em Angola, depois do português, é o umbundo, falado na região centro-sul de Angola e em muitos meios urbanos.

Dos monumentos existentes destaco o Banco Nacional de Angola - Luanda.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Costumes indianos

Os indianos andam sobre camelos e elefantes, têm ratos como bicho de estimação e vacas como animais sagrados.
Mas a definição é simplista e não alcança a grandeza do país dividido por castas - que não são classes sociais, porque não são definidas por critério financeiro, e sim, pelo que a pessoa é. Independentemente dos bens que venha acumular, o indivíduo nasce e morre dentro da sua casta e a transmite a seus filhos.
Na Índia, até pouco tempo atrás, só poderia haver casamentos entre duas pessoas que pertencem à mesma casta.


Etimologia

O nome Índia é derivado de Indus, que é derivado da palavra Hindu, em persa antigo. Do sânscrito Sindhu, a denominação local histórica para o rio Indus[14]. Os gregos clássicos referiam-se aos indianos como Indoi (Ινδοί), povos do Indus[15]. A constituição da Índia e o uso comum em várias línguas indianas igualmente reconhecem Bharat como um nome oficial de igual status[16]. Hindustão (ou Indostão), que é a palavra persa para a “terra do Hindus” e historicamente referida ao norte da Índia, é também usada ocasionalmente como um sinônimo para toda a Índia

Bandeira



Brasão

Leonor Abrantes

Espanha por Carolina Videira


Tradições de Espanha pelo Francisco Duarte

Os meninos espanhois têm que esperar até ao dia 6 de Janeiro para abrir as prendas pois são os Reis Magos que as trazem.
A tourada é tradição mais polémica porque no final o toureiro mata o touro.
O prato típico é a paelha.
O horário de funcionamento dos comércios é diferente do nosso pois ninguém dispensa "la siesta" que é como quem diz: a sesta.

terça-feira, 22 de março de 2011

Máscaras em gesso


1º Prémio do Concurso de Poesia 3º Ano ACCB

"A Girafa sonolenta"

Um dia uma girafa
foi viver para uma escola
Mas não levava livros,
Cadernos nem sacola.

A girafa só queria aprender
A pintar, ler e escrever
Fazia leituras como ninguém
Sabia as tabuadas também.

Mas a girafa
Que muito trabalhava
À noite
Ficava muito lenta
Muito sonolenta.

E então sonhava com abecedários e numeração
Romana
Para no dia a seguir
Mil aventuras sentir.

A girafa que muito dormia
Afinal, muito aprendia.

Carolina Videira

A minha estação do ano preferida

O ano tem 4 estações: a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno.
A minha estação do ano preferida é o Verão porque está muito calor, usamos roupas leves, podemos ir à piscina e à praia. Para além disto, damos passeios e brincamos muito porque estamos de férias e os dias são maiores.
 Aquilo que eu menos gosto de fazer enquanto estou de férias, nem em época nenhuma é ir às compras.
 O Verão é uma época Espectacular!!!

Ana Luísa Almeida

Entrevista


terça-feira, 8 de março de 2011

Entrevista à Dr.ª Valentina

Em nome do 3º A queremos agradecer-lhe a sua disponibilidade em vir à nossa escola.
Vamos começar a nossa entrevista para ficarmos a conhecer melhor a Ucrânia.

3ºA: Como se formou a Ucrânia?

Dr.ª Valentina: No príncipio o território da Ucrânia era uma floresta, depois três irmãos começaram a cortar a floresta, a construir e apareceu a Ucrânia.

3ºA: O que foi o Principado de Kiev?

Dr.ª Valentina: Foi o princípio da Ucrânia graças aos três irmãos: "Kyi", "Schek" e "Khozyov".

3ºA: Porque é que a bandeira ucraniana é azul e amarela?

Dr.ª Valentina:  Porque na Ucrânia ao admirarmos a paisagem vemos: o azul do céu e o amarelo dos campos de trigo.

3ºA: Quais são os monumentos mais conhecidos da Ucrânia?

Dr.ª Valentina:  Há muitos monumentos na Ucrânia como o "Kram", a "Catedral de Santa Sophia", estátuas que representam os três irmãos fundadores e muitos outros.

3ºA: Drª Valentina pode contar-nos algumas tradições do seu país?

Dr.ª Valentina: Existem tradições que também existem em Portugal como a Páscoa, o Natal, ... mas no dia 9 de Maio é feriado nacional.
Na Ucrânia as pessoas foram muito castigadas com a 2ª Grande Guerra Mundial e todos temos alguém,ou conhecemos alguém, que perdeu familiares na Guerra. Assim, neste dia as crianças da escola e a população em geral homenageia os soldados que perderam a vida na Guerra. Depositam-se flores junto aos monumentos em honra desses soldados.

3ºA: Quais os objectos de artesanato mais conhecidos da Ucrânia?

Dr.ª Valentina: Os objectos são os trabalhos em madeira e o ponto de cruz que usa as cores vermelho e preto.

3ºA: Qual é a comida tradicional da Ucrânia?

Dr.ª Valentina: Temos o Varéneke, a carne, a sopa... mas a sopa é diferente da sopa portuguesa. Em Portugal passa-se as batatas, as cenouras, ... na sopa ucraniana não se passam os ingredientes . Eles podem ver-se na sopa, cada um tem uma forma diferente de ser cortado.

3ºA: Que danças ucranianas conhece?

Dr.ª Valentina: O Gopak. Antigamente, os alunos íam à escola de dança gratuitamente e era o governo que dava os fatos, agora quem quer tem que pagar para aprender.

3ºA: Tem alguma canção ucraniana que prefira?

Dr.ª Valentina: Sim, uma que fala sobre a vida.

3ºA: Como é o clima do seu país?

Dr.ª Valentina: Há as mesmo quatro estações que em Portugal mas são bem demarcadas e duram três meses cada uma.

3ºA: Qual é a moeda oficial?

 Dr.ª Valentina: É A hryvna.

3ºA: É difícil aprender a falar ucraniano?

Dr.ª Valentina: Depende da nossa força de vontade. Existem algumas palavras que se escrevem da mesma maneira mas têm significados diferentes. Por exemplo: "baba" é "avó" em ucraniano.

3ºA: Como é que se diz "obrigado"em ucraniano?

Dr.ª Valentina: спасибі

3ºA:  Dr.ª Valentina спасибі (ou em português OBRIGADO!)

Como se faz uma entrevista?

No dia 1 de fevereiro a Dr.ª Teresa Caldeira (mãe do João Filipe) veio à nossa sala ensinar-nos como se faz uma entrevista.
A Dr.ª Teresa utilizou um PowerPoint com o título: "Como se faz uma entrevista" e explicou-nos como devemos proceder.
Foi muito interessante e todos aprendemos quais os passos a seguir.
Gostei muito deste dia!

Cristiana Gonçalves

Como fazer uma entrevista?