quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como é formado o nosso Sistema Solar?

O nosso Sistema Solar é formado por planetas, com os seus satélites e por milhares de asteróides e milhões de cometas. O Sistema Solar é o sistema controlado por uma estrela, o Sol,  e pelos corpos que se mexem em órbita, à sua volta. Neste conjunto, estão abrangidos oito planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno, os seus 61 satélites naturais, milhares de asteróides, cometas, meteoritos e poeira interplanetária.
       O Sol é a fonte mais rica de energia electromagnética do Sistema Solar, sendo também a estrela ainda próxima. A seguir ao Sol, a estrela que se encontra mais próxima do Sistema, chama-se Próxima de Centauro.
        O Sistema Solar como um todo, abrangendo as estrelas visíveis numa noite clara, ocupa um pequeno espaço de uma galáxia espiral à qual chamamos Via Láctea. A mais próxima grande galáxia, é a galáxia de Andrómeda.
 
         As estrelas que avistamos no céu e que, exteriormente, parecem ter o mesmo tamanho e distância da Terra, são em grande parte maiores que o nosso Sol, sendo cada uma delas pertencente a uma galáxia. As galáxias ocupam apenas uma centésima milionésima parte do Universo conhecido, e o espaço entre elas está a aumentar. A dimensão total do Universo é completamente desconhecida e talvez nunca venhamos a conhecer a sua verdadeira extensão.
Pesquisa realizada por Francisco Duarte

1 comentário:

  1. Ontem dia 25/12/2012, Jupiter passou aparentemente proximo da lua, vc saberia me responder se a Lua que movia-se ou o planeta propriamente dito. A imagem foi extremamente linda e pelo que fiquei sabendo é um fenomeno incomum de se ver. Obrigado e aguardo resposta.
    Um forte abraço e muita paz.
    leonidiz@gmail.com

    ResponderEliminar