segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O sistema solar

O Sistema Solar é constituído por planetas, pelos seus satélites e também por milhares de asteróides e milhões de cometas.
O Sistema Solar é dominado por uma estrela central, o Sol, e pelos corpos que se movem em órbita, à sua volta. Neste conjunto, estão incluídos oito planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno, milhares de asteróides, cometas, meteoritos e poeira interplanetária.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, É o planeta que orbita com maior velocidade  e é o segundo mais quente.
Pela sua proximidade à Terra, que permite a sua observação a olho nu, é um dos 6 planetas conhecidos
Visto da Terra, nunca se afasta muito do Sol e está a maior parte do tempo ofuscado por este.
         A superfície de mercúrio é parecida com a da lua.
  
Vénus

            Vénus é o segundo planeta mais próximo do Sol e o planeta mais próximo da Terra.
Enquanto a maior parte dos planetas rodam sobre si próprios no mesmo sentido, Vénus é uma das excepções. Tal como Úrano, a sua rotação é contrária, o que significa que em Vénus o Sol nasce a este e põe-se a oeste.

Terra

A Terra é o 3º planeta sistema solar.
            É o único planeta que possui temperaturas favoráveis ao desenvolvimento e proliferação da vida, e por isso o nosso planeta não é muito quente e nem muito frio. Em circunstâncias normais a temperatura média da Terra é de 15ºC.
A Terra realiza diversos movimentos, sendo os principais os de rotação e o de translação. O primeiro corresponde a um movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, durante vinte quatro horas, que é responsável pela sucessão dos dias e das noites. 
O segundo corresponde ao movimento que a Terra realiza em torno do sol. Para completá-lo são necessários 365 dias e 6 horas e 366 dias nos anos bissextos. As seis horas são somadas ao longo de quatro anos, totalizando 24 horas ou um dia. O movimento de translação é responsável pelo surgimento das estações do ano. 
O Planeta Terra é composto por camadas que partem desde a superfície terrestre até o núcle: litosfera, crosta, manto, astenosfera, núcleo externo e núcleo interno. Todas essas camadas são formadas por diferentes tipos de minérios e gases, embora os principais sejam ferro, oxigénio, silício, magnésio, níquel, enxofre e titânio.
 
Saturno

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar.
É o segundo maior planeta, após Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do Sistema Solar.
O aspecto mais característico é o brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. O seu nome provém do deus romano Saturno.
Antes da invenção do telescópio, Saturno era o mais distante dos planetas conhecidos.
Tem um número elevado de satélites, 61 descobertos até então, e está cercado por um complexo de anéis concêntricos, composto por dezenas de anéis individuais separados por intervalos. Alguns deles têm o tamanho de uma casa.


Bibliografia
  
João Filipe Caldeira

Sem comentários:

Enviar um comentário